Histórico

Flecheiras

A intimidade de uma praia paradisíaca

 

Distante 120 km de Fortaleza, com acesso pela rodovia estruturante, Flecheiras se destaca entre dunas e coqueirais com sua beleza selvagem. O nome da Praia procede da lenda das índias que desciam os morros para pescar com flechas nas águas claras e mansas que entremeiam as pedras aquáticas do Lugar.

 

O aspecto primitivo se mantém na visão das jangadas apontando no horizonte ao cair da tarde, com suas velas tremulando ao vento, trazendo valentes homens do mar. Nos currais de pesca sumindo mar a dentro, desafiando a natureza com sua engenharia rudimentar, nos lagos azuis cortando as dunas, no extenso coqueiral  e nos arrecifes de corais. O mar claro e sereno de águas cálidas, esconde mistérios de indescritível beleza.

 

As pousadas e hotéis de Flecheiras oferecem aos visitantes conforto, tranqüilidade e pratos regionais de excelente nível. Além das riquezas naturais, você desfruta do pôr-do-sol sobre as dunas, escorrega em pranchas de sandboard, desliza sobre as ondas praticando Kite surf, passeia de jangada, buggy, ou mergulha em piscinas naturais, desbravando as belezas do lugar, com muito prazer e diversão.

Praias do Trairi

 

Guajiru – a 5km de Flecheiras

 

Beleza Primitiva

 

A 126 km de Fortaleza, passando por Flecheiras, no sentido leste, encontramos a bela Praia de Guajiru. O lugar é calmo, com uma beleza primitiva ainda não desbravada. O nome Guajiru, de origem indígena, vem de uma frutinha de sabor exótico presente em grande quantidade nos arbustos que brotam entre as dunas.

 

Nesse pequeno povoado, a tranqüilidade é tamanha que o tempo parece não ter pressa de passar. Alvas dunas, verdes coqueiros, lagoas azuis, velas ao vento, mar calmo, boa pescaria e gente hospitaleira são características dessa praia.

 

Vale a pena conhecer esse recanto do litoral cearense tão cheio de encantos e belezas naturais. Poucas, porém aconchegantes pousadas, constituem a estrutura hoteleira de Guajiru. O vilarejo é habitado basicamente por pescadores que vivem da pesca artesanal. Um dos maiores espetáculos é  ver  a lua cheia nascendo sobre o mar, prateando suas águas cristalinas.

 

 

 

Mundaú – a 12km de Flecheiras

 

O encanto do céu dourado ao amanhecer

 

De águas calmas e cristalinas, a praia de Mundaú, a 130 km de Fortaleza, acesso pela rodovia Costa  do Sol Poente, está protegida por 100 metros de recifes, numa grande baía, a 1 Km da beira mar. Dunas e coqueiros emolduram a paisagem, completado por muitos barcos e canoas deslizando suavemente nas idas e vindas das pescarias.

 

O povo simpático e hospitaleiro se agrada de contar as histórias do lugar a sombra dos coqueiros. O som do mar encanta e convida ao repouso, num espetáculo contínuo da natureza. A manhã surge bela e mansa, com o sol dourando o céu, mostrando as nuances do mar  verdeazulado, até ficar prateado e brilhante. O fim de tarde traz um céu dourado pelo pôr-do-sol, anunciando a chegada da noite que silenciosa e tranqüila, esconde todos os segredos do dia.

 

Fazendo limite com a foz do Rio Mundaú, margeado por densos manguezais e alvas dunas para passeios de rara beleza, Mundaú espera por você. Venha se energizar e se encantar.